sexta-feira, 12 de outubro de 2012

o dia é dela, Rafa!

Olho para trás e vejo o primeiro sorriso. De folga até segunda ,dormi cedinho ontem, tipo 22h, a ideia era acordar com a cabeça boa no primeiro arranha-céu. Agora tô aqui, pouca luz, essas duas bonequinhas, flores e todo o sentimento. Guimarães Rosa disse que amizade dada é amor. Genial. Amor é palavra que sustenta um sentir inteiro. Tão grande, que quase não cabe. E o que é a amizade, senão amor duas vezes?! No nosso caso, Rafa tomou a iniciativa. Ela me notou. Eu sou desatenta, sempre fui. – Ei, tu mora na minha rua, não é?! Retruquei desconfiada: - Não sei! Ela respondeu! É sim! Vamos embora juntas?! Podemos ir conversando?! Fomos as duas num silêncio ensurdecedor até a metade do caminho. Depois não, depois a impressão que eu tinha era que caiam borboletas do céu. Na época, a galera usava mochila karga, a minha era toda colorida, nunca fiz questão, pelo contrário, não entendia como conseguiam achar graça numa mochila de uma cor só. Foi um dos nossos papos há quase duas décadas. Rafa trouxe alegria pra minha vida, lua no meu fim de tarde, a rua nunca mais foi a mesma, acho que nem eu, foi enfim, a revolução, Rs. Nos despedimos naquele dia com um abraço. Abraço de sonhos. Ela, cearense, arretada! Aí é braba! Juntou com Maíra, minha irmã, podes crer que não tem exército que dê conta. Essas lindas. Rs. Eu e Rafa desenhamos nossos sonhos juntas. As brisas do nordeste passaram a entoar um ritmo descompassado. Ela foi para Fortaleza, passou um ano. Opiniosa que só ela. Mas são planos de Deus. Ciranda que acontece. Voltou rapidinho. O primeiro amor. O primeiro emprego. Sempre a mesma alegria. Aquele frescor que mais funciona como um banho de cachoeira, tamanha a energia positiva que tem quando faz uma coisa que gosta ou ama. Tenho certeza que Deus reserva ainda muitas maravilhas para ti, minha amiga. Foram muitos baques esses anos todos. Não digo como forma de recompensa. Não é isso. O melhor está por vir, Rafa. Acredite. Teu aniversário, dia das crianças. Dia de Nossa Senhora Aparecida. Olha que benção. Me diz. Já doemos em par várias vezes, retratos bem alinhavados dessa vida. Estou pronta para qualquer chamado teu. Conhece minhas manias. Conhece tudo meu. A passagem de tia Laís para a vida eterna, o nascimento de Pedro Henrique, o teu casamento, nossas viagens. Voar contigo me faz muito maior, sabia?! Sei que muitas vezes se sente pequena. E é aí que eu descubro dentro do teu olhar aquelas estrelas que são tão minhas, sempre tão bêbadas de poesia. Eu choro todas as minhas verdades e tu me acolhes como quem diz que não é nada. Eu só sei que há dias que eu chego na tua casa do tamanho de uma formiga, chorei. (rs). Que até o atravessar desses poucos metros são uma eternidade. Mas é incrível. Eu a encontro brotinho e saio flor. E torço tanto por ti. É importante que Rafa sorria e que eu continue a rir da cara dela. É importante que ela xingue e tome decisões que vai esquecer de cumprir no dia seguinte. É importante deixá-la tensa vendo verdades nas loucuras que ela enumera. É importante apoiá-la sempre. Preciso dela para que a vida se misture e tenha trilha sonora de forró. Preciso dela pela liberdade em sermos quem somos, sem precisar dosar nada, nadinha. Preciso dela para ser feliz. Amo você do jeito mais bonito que existe. E sem jeito também. Feliz aniversário! Para quem me faz sorrir todos os dias: sorria meu amor, sorria!E bota água no feijão que eu tô chegando.

3 comentários:

Unknown disse...

Fiat Lux.. muito bom.. eu adoro teus textos!!!


Natan Castro.

Anônimo disse...

minha amiga, minha pretinha, amor da minha....obrigada por existir na minha vida....faço tudo tudo tudo por ti....conta comigo sempre. Rafa

Natália Macedo disse...

Te tudo, Rafa! :)